Sindiextra

Buscar no site

Copam aprovou Licença Prévia para Viridis e Meteorics explorarem terras raras

Copam aprovou Licença Prévia para Viridis e Meteorics explorarem terras raras

Publicado em 09 de janeiro de 2026

A Câmara de Mineração do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou em dezembro, por unanimidade, a concessão da Licença Prévia (LP) para as empresas de mineração Viridis e Meteorics explorarem terras raras na região de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. A sessão durou cerca de nove horas.

O aval foi dado após o Ministério Público Federal (MPF) ter pedido à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) a inclusão de várias medidas para minimizar o impacto ambiental dos empreendimentos. A maior parte dos questionamentos referia-se a possíveis prejuízos sobre os aquíferos de águas minerais da região.

Eder Santo, responsável área ambiental da Meteorics, negou que a empresa vá produzir rejeitos tóxicos. Segundo ele, a argila lavada foi submetida a testes na Austrália e classificado como resíduo “não perigoso” com base em regra da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ainda conforme Santo, o estudo dos impactos ambientais da Meteorics tem mais de 3 mil páginas e é suficiente para dar tranquilidade às futuras operações da empresa.